Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Eventos

16 de março, dia do Ouvidor

Início | Eventos | 16 de março, dia do Ouvidor

16/03/2016

Ítalo

16 de março dia do Ouvidor

16 de março dia do Ouvidor

O principal elo de comunicação entre instituições e seu público é a Ouvidoria, que garante qualidade e satisfação do uso de produtos e serviços prestados tanto pela administração pública quanto privada. E por isso, no dia 16 de março é comemorado o dia do Ouvidor, o profissional responsável por cuidar dessa relação.

O Ouvidor é responsável por mediar de forma eficaz, transparente e ética, possíveis conflitos, dúvidas, solicitações, sugestões, elogios e críticas que o cliente / cidadão possa manifestar. Portanto, o Ouvidor precisa reunir algumas características, como:

  • Domínio completo dos processos organizacionais internos, possibilitando fazer os encaminhamentos necessários junto aos gestores responsáveis pelas questões apresentadas;
  • Deve manter a calma e buscar a conciliação de interesses, demonstrando disponibilidade para escutar a fala do cliente/cidadão e complementar com informações relevantes;
  • A educação e respeito devem pautar qualquer diálogo realizado pelo Ouvidor, mantendo uma postura que sinalize intenção em escutar a outra pessoa e buscar uma solução;
  • É necessário ter um bom relacionamento com o público interno da organização, especialmente os gestores, para que sejam feitas as modificações necessárias nos processos, produtos e serviços, em busca da satisfação do cliente/cidadão.

 

Apesar de possuir todas essas características, o profissional deve buscar constantemente a capacitação, desenvolvendo ou ampliando habilidades para lidar com os novos desafios no atendimento ao cliente.

 

Confira nossos cursos de ouvidoria

Modalidades presenciais, online e in-company.

cursos para ouvidoria

Porém, para possibilitar a capacitação adequada para cada perfil de profissional na Ouvidoria, é necessário possuir uma gestão adequada e sintonizada às necessidades desse time. A OMD Soluções para Ouvidorias, pensando em contribuir para o fortalecimento das ouvidorias, desenvolveu um sistema para gestão de Ouvidorias e promove cursos de capacitação e certificação na área.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

canal de ouvidoria e denuncia
Canal de denúncia

Canal de denúncias e canal de Ouvidoria: diferenças essenciais e como gerenciar ambos

quinta-feira, novembro 6, 2025
quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025
7-KPIs-que-toda-Ouvidoria-precisa-monitorar
Melhores práticas

7 KPIs que toda Ouvidoria precisa monitorar 

quinta-feira, outubro 30, 2025

Receba nossa Newsletter

fundo com logo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Logo com fundo
Logo

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.