Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Eventos

16 de março, Dia do Ouvidor

Início | Eventos | 16 de março, Dia do Ouvidor

16/03/2017

Ítalo

16 de março dia do ouvidor

Em 16 de março é comemorado o Dia do Ouvidor, um profissional que zela pelo elo entre o cidadão e a organização. A data é uma homenagem à fundação da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO Nacional) no ano de 1995, sendo posteriormente oficializada por meio da Lei 12.632/12, que instituiu o Dia Nacional do Ouvidor. Entretanto, nem sempre ocorre a valorização do ouvidor na instituição, em muitos casos ele não possui autonomia na resolução de conflitos internos e externos, vivenciando um cenário que o impossibilita de utilizar todo o seu potencial.  

 

Papel do ouvidor

É importante destacar que a falta de conscientização e sensibilização do papel do ouvidor em áreas das organizações, prejudica a execução dos atendimentos prestados por meio da ouvidoria. Dessa forma, é necessário ressaltar que dentre as atividades realizadas pelo ouvidor, as principais são a representação da empresa e da voz do cidadão, e a proposição de melhorias na organização, por meio dos atendimentos prestados e análises realizadas.

 

Autonomia

Quando o ouvidor obtém autonomia ele aumenta sua eficácia de atuação, rompendo resistências, que em determinadas situações podem inviabilizar a solução das manifestações. Um dos pontos principais no alcance da autonomia do ouvidor é o respaldo da alta administração, destacando a Ouvidoria como uma área estratégica da organização.

Porém, é necessário que os demais setores respeitem os prazos de atendimento, fornecendo as informações assim que solicitadas e adotem as providências em caráter prioritário. Caso contrário, o ouvidor terá dificuldade em cumprir suas atribuições com qualidade.  

 

Ações de comunicação

Além da colaboração das diversas áreas, os meios de comunicação da instituição devem ser utilizados, explicando quais são as atividades, procedimentos, prazos, análises e contribuições que a ouvidoria trará para a organização. Assim, essas ações contribuirão para o entendimento do papel da Ouvidoria pelo público interno e externo.

 

Sensibilização para a Ouvidoria

A OMD Soluções para Ouvidorias, além de promover a estruturação e organização de uma ouvidoria, promove seminários de sensibilização de gestores e funcionários sobre a importância da ouvidoria para a instituição. A sensibilização visa proporcionar o correto esclarecimento dos princípios e objetivos do trabalho de uma Ouvidoria, e dos múltiplos benefícios que ela pode trazer a uma organização, seja ela pública ou privada. Após a sensibilização, a Ouvidoria conseguirá reduzir os prazos de atendimento das demandas e obter uma melhor qualidade nas respostas e providências.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

canal de ouvidoria e denuncia
Canal de denúncia

Canal de denúncias e canal de Ouvidoria: diferenças essenciais e como gerenciar ambos

quinta-feira, novembro 6, 2025
quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025
7-KPIs-que-toda-Ouvidoria-precisa-monitorar
Melhores práticas

7 KPIs que toda Ouvidoria precisa monitorar 

quinta-feira, outubro 30, 2025

Receba nossa Newsletter

fundo com logo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Logo com fundo
Logo

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.