http://18.234.184.255/ Ir para o conteúdo
  • Sistema
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
Solicitar Demonstração
Gestão de ouvidoria

Os 6 Princípios da Ouvidoria

19/05/2016

Ítalo

principios da ouvidoria

Organizações que atuam com equipes de ouvidoria necessitam estar atentas ao padrão de qualidade de atendimento oferecido aos clientes, garantindo a sustentabilidade do negócio. Portanto, a função do ouvidor exige atenção à princípios da ouvidoria que norteiam a atividade e garantem um bom atendimento. Confira!

principios da ouvidoria

1. Respeitar leis e normas

A ouvidoria deve agir em conformidade com as leis e orientações que respeitem o cidadão e a organização, exigindo uma estrutura clara de papeis e responsabilidades que possam auxiliar o cliente na resolução do problema.

 

2. Ser orientado para o cliente

É importante possuir procedimentos claros e simples, que tornem o processo intuitivo ao cliente no momento da busca pela ouvidoria, atuando com sensibilidade e flexibilidade no atendimento.

 

3. Agir com justiça e igualdade

Todo cidadão deve receber um atendimento imparcial, livre de discriminação e preconceito. É papel do ouvidor garantir que todas as ações possíveis foram realizadas para a resolução do problema de forma justa e imparcial.

 

4. Lidar com os erros

O ouvidor precisa reconhecer erros e agir de forma eficaz, buscando soluções imediatas e adequadas, para evitar que o cidadão, já exposto a uma situação anterior de conflito, apresente  um número maior de reclamações. A prática da empatia é essencial para o profissional, ao observar que o cidadão já se sente injustiçado

 

5. Buscar a melhoria contínua

A ouvidoria deve utilizar as informações coletadas nos atendimentos para construir lições aprendidas e transformá-las em melhorias nos serviços. Ferramentas devem ser utilizadas para facilitar esse processo, auxiliando na gravação das ligações e análise de informações.

 

6. Estar disponível e ser responsável

A ouvidoria precisa atender diversos perfis de cliente, exigindo ferramentas que auxiliem ou reduzam a dúvida do cidadão até o momento do atendimento, apresentando de forma clara e precisa, informações sobre o processo da reclamação e o tratamento das mesma. O ouvidor deve ser honesto em sua fala e no registro das informações, utilizando fontes verídicas para a tomada de decisão.

 

Além dos 6 princípios da ouvidoria, deve-se seguir também parâmetros constitucionais, como:

  • Legalidade;
  • Imparcialidade;
  • Legitimidade;
  • Publicidade;
  • Moralidade;
  • Probidade.

 

A OMD Soluções para Ouvidorias tem consciência dos princípios e parâmetros ideias para manter a qualidade de ouvidorias, oferecendo ferramentas para gestão das manifestações, além de cursos para ouvidores e certificações reconhecidos pelo mercado, garantindo credibilidade as organizações.

Conteúdos Relacionados

Denúncia de erro médico e o papel da Ouvidoria
Canal de denúncia

Denúncia de erro médico e o papel da Ouvidoria

quinta-feira, março 13, 2025
Regras da ANS
Ouvidoria setor saúde

Novas regras da ANS para planos de saúde: o que muda com a RN 623/2024

quarta-feira, março 12, 2025
Gestão de ouvidoria

Ouvidoria e compliance: garanta a ética e a transparência na sua empresa

sexta-feira, março 7, 2025

Receba nossa Newsletter

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

A OMD utiliza cookies essenciais, de desempenho e de publicidade. Para mais detalhes consulte nossa Política de Privacidade. Caso prefira, você poderá desabilitar ou bloquear o uso de cookies.Ok, de acordo!Política de Privacidade