http://18.234.184.255/ Ir para o conteúdo
  • Sistema
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
Solicitar Demonstração
Gestão de ouvidoria, Ouvidoria setor educação

Ouvidoria: ferramenta de gestão nas Instituições de Educação

14/04/2016

Ítalo

A educação está dentro dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e para tornar esse objetivo alcançável, é necessário que as pessoas tenham acesso a educação de qualidade, sendo a Ouvidoria uma ferramenta parceira nesse processo.

Diversas instituições públicas e privadas investem em negócios e projetos educativos e possuem Ouvidorias educacionais para receber reclamações, elogios, denúncias, sugestões e solicitações dos seus usuários.

A Ouvidoria educacional auxilia internamente na instituição, oferecendo insumos para a melhoria dos seus processos, produtos e serviços além de contribuir para aumentar o nível de desempenho de toda a equipe envolvida nos cursos oferecidos.

Isso significa que a ouvidoria auxilia na construção de ações estratégicas para a instituição, possibilitando criação de métricas e indicadores, que influenciarão na qualidade do ensino oferecido e que impactarão positivamente em outras áreas administrativas, como financeiro, comercial e compras. Porém, é possível observar impactos positivos em questões externas também, como:

  • Incentivo para o aluno permanecer e finalizar o curso em que está matriculado;
  • Melhora nos relacionamentos do usuário com as demais áreas da instituição;
  • Atendimento em diversos turnos, contemplando estudantes que não podem entrar em contato com a instituição durante o horário comercial;
  • Aumento da segurança no local, por meio de solicitações de alunos e funcionários;
  • Ambientes da instituição, como bibliotecas, laboratórios e quadras, possuem funcionamento adequado;
  • Alteração curricular, como Inclusão e exclusão de disciplinas;
  • Redução de abuso de poder e uso inadequado de recursos materiais e financeiros.

Mas para promover o atendimento de qualidade os profissionais que atuam na ouvidoria educacional devem ter conhecimento completo das normas administrativas e pedagógicas praticadas na instituição, além de receberem capacitação adequada para o exercício da atividade de Ouvidoria.

A OMD Soluções para Ouvidorias possui ampla experiência na implantação de sistema de ouvidoria para a área educacional, possuindo como um dos casos de sucesso a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que encontrou no sistema da OMD a agilidade que procurava no atendimento realizado pela instituição.

A OMD também promove cursos de capacitação e certificação em Ouvidoria sendo o próximo a ser realizado no período de 7 a 9 de junho de 2016 em Florianópolis-SC  com o inédito módulo para certificação de ouvidorias do Setor de Educação, com apoio do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU).

Conteúdos Relacionados

Denúncia de erro médico e o papel da Ouvidoria
Canal de denúncia

Denúncia de erro médico e o papel da Ouvidoria

quinta-feira, março 13, 2025
Regras da ANS
Ouvidoria setor saúde

Novas regras da ANS para planos de saúde: o que muda com a RN 623/2024

quarta-feira, março 12, 2025
Gestão de ouvidoria

Ouvidoria e compliance: garanta a ética e a transparência na sua empresa

sexta-feira, março 7, 2025

Receba nossa Newsletter

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

A OMD utiliza cookies essenciais, de desempenho e de publicidade. Para mais detalhes consulte nossa Política de Privacidade. Caso prefira, você poderá desabilitar ou bloquear o uso de cookies.Ok, de acordo!Política de Privacidade