http://18.234.184.255/ Ir para o conteúdo
  • Sistema
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
Solicitar Demonstração
Ouvidoria setor saúde

A enfermagem e a interface com a ouvidoria hospitalar

28/04/2016

Ítalo

ouvidoria hospitalar

ouvidoria hospitalar

As organizações hospitalares, tanto no âmbito público como privado, sobrevivem atendendo clientes internos e externos. E as percepções, reclamações e sugestões dos clientes interferem na sobrevivência da instituição e na forma como ela presta os seus serviços.

Uma das principais fontes de reclamações em uma instituição hospitalar é o atendimento prestado por sua equipe de enfermagem, exigindo o constante desenvolvimento educacional do capital humano e o monitoramento da qualidade na prestação do serviço. Porém, um ponto decisivo ao promover capacitação é a utilização de dados e informações coletadas pela ouvidoria institucional, que quando analisados periodicamente, contribuem para o aperfeiçoamento técnico do profissional.

 

O que é ouvidoria hospitalar?

A ouvidoria é uma ferramenta que tem por objetivo receber a demanda dos usuários e encaminhá-las para a resolução. Após essas etapas, documentos são gerados e analisados pela instituição, resultando em ações positivas, como adequação de conduta por parte da equipe interna do hospital, aumento da qualidade no atendimento e fortalecimento da relação de confiança com o cliente que anteriormente estava insatisfeito.

 

Métricas para ouvidoria hospitalar

A ouvidoria permite a construção de métricas que podem ser acompanhadas na pesquisa de satisfação realizada com os clientes. Dentre as métricas que podem ser identificadas, estão:

  • Insatisfação com o atendimento;
  • Dificuldade de relacionamento ;
  • Atrasos no horário da medicação;
  • Erros técnicos dos profissionais;
  • Instalações sem conforto;
  • Demora no atendimento;
  • Extravio de pertences.

A instituição que opta por promover ao quadro de profissionais de enfermagem educação contínua, atua de maneira sustentável para manter a sobrevivência do hospital ou clínica. Mas, apenas treinar esse quadro de funcionários não garantirá a qualidade do atendimento, assim como a ouvidoria contribui para a melhoria do trabalho desse profissional, sinaliza também outras áreas que devem sofrer mudanças para se adequarem as necessidades dos clientes.

Pensando nisso, a OMD Soluções para Ouvidorias, oferece as instituições o Sistema para Gestão de Ouvidorias e oferece suporte com cursos presenciais e aulas online sobre ouvidoria para manter seu padrão de qualidade.

Conteúdos Relacionados

Denúncia de erro médico e o papel da Ouvidoria
Canal de denúncia

Denúncia de erro médico e o papel da Ouvidoria

quinta-feira, março 13, 2025
Regras da ANS
Ouvidoria setor saúde

Novas regras da ANS para planos de saúde: o que muda com a RN 623/2024

quarta-feira, março 12, 2025
Gestão de ouvidoria

Ouvidoria e compliance: garanta a ética e a transparência na sua empresa

sexta-feira, março 7, 2025

Receba nossa Newsletter

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

A OMD utiliza cookies essenciais, de desempenho e de publicidade. Para mais detalhes consulte nossa Política de Privacidade. Caso prefira, você poderá desabilitar ou bloquear o uso de cookies.Ok, de acordo!Política de Privacidade