Ir para o conteúdo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
Solicitar Demonstração
Gestão de ouvidoria

A LAI e a atuação das ouvidorias

07/10/2016

Ítalo

As ouvidorias são fundamentais na implantação e divulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI), atuando com práticas regulamentadas e assumindo responsabilidades que favorecem a relação entre instituições e cidadãos. Porém, alguns fatores são importantes para que as ouvidorias atuem de forma colaborativa na  implantação da LAI, tais como:

  • Apoio da equipe interna da instituição e do time da ouvidoria
  • Qualificação técnica da equipe de ouvidoria
  • Padrões de qualidade nos atendimentos prestados
  • Ferramentas adequadas para execução do processo
  • Pesquisa de satisfação periódica sobre os serviços prestados pelas ouvidorias

Um grupo constituído por 79 ouvidorias abordou e discutiu a Lei, onde 42 afirmaram estar diretamente envolvidas com a responsabilidade de implementar a LAI e 21 atuam como membros dos grupos de trabalho internos nas instituições onde participam.

Além dos fatores mencionados, é necessário que as ouvidorias respeitem o processo de execução da LAI, que corresponde a 5  etapas.

  1. Protocolo do pedido de informação no SIC. Acompanhar o prazo de tramitação do  pedido de informação do cidadão.
  2. Resposta ao solicitante. Monitorar o processo de resposta, observando se é satisfatória, parcialmente satisfatória ou insatisfatória..
  3. Protocolo de recurso. Conferir a elaboração do parecer dirigido à autoridade superior, com a análise da resposta.
  4. Relatório trimestral. Apresentar relatório trimestral com as informações e as perguntas mais frequentes, praticando a transparência ativa, que não necessita de uma demanda para ser encaminhada.
  5. Pesquisas de satisfação. Realizar regularmente pesquisa de satisfação com os todos os integrantes do processo de atendimento, equipe interna, instituição e cidadão.  Tornando possível criar fluxos que possibilitem a operacionalização da LAI efetivamente.


A
OMD Soluções para Ouvidorias promove  cursos de capacitação e certificação que auxiliam os ouvidores a atender todos os requisitos da LAI, garantindo um atendimento de qualidade aos cidadãos atendidos pelas instituições públicas. Confira os casos de sucesso!

Conteúdos Relacionados

BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: terceirização para uma gestão estratégica do atendimento

sexta-feira, junho 20, 2025
Automação no atendimento de Ouvidoria como reduzir tempo de resposta e melhorar a experiência
Gestão de ouvidoria

Automação no atendimento de Ouvidoria: como reduzir tempo de resposta e melhorar a experiência

terça-feira, junho 10, 2025
Ferramenta para Ouvidoria interna como melhorar a comunicação e a gestão de denúncias
Gestão de ouvidoria

Ferramenta para Ouvidoria interna: como melhorar a comunicação e a gestão de denúncias

sexta-feira, junho 6, 2025

Receba nossa Newsletter

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

A OMD utiliza cookies essenciais, de desempenho e de publicidade. Para mais detalhes consulte nossa Política de Privacidade. Caso prefira, você poderá desabilitar ou bloquear o uso de cookies.Ok, de acordo!Política de Privacidade