Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Gestão de ouvidoria

A LAI e a atuação das ouvidorias

Início | Gestão de ouvidoria | A LAI e a atuação das ouvidorias

07/10/2016

Ítalo

As ouvidorias são fundamentais na implantação e divulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI), atuando com práticas regulamentadas e assumindo responsabilidades que favorecem a relação entre instituições e cidadãos. Porém, alguns fatores são importantes para que as ouvidorias atuem de forma colaborativa na  implantação da LAI, tais como:

  • Apoio da equipe interna da instituição e do time da ouvidoria
  • Qualificação técnica da equipe de ouvidoria
  • Padrões de qualidade nos atendimentos prestados
  • Ferramentas adequadas para execução do processo
  • Pesquisa de satisfação periódica sobre os serviços prestados pelas ouvidorias

Um grupo constituído por 79 ouvidorias abordou e discutiu a Lei, onde 42 afirmaram estar diretamente envolvidas com a responsabilidade de implementar a LAI e 21 atuam como membros dos grupos de trabalho internos nas instituições onde participam.

Além dos fatores mencionados, é necessário que as ouvidorias respeitem o processo de execução da LAI, que corresponde a 5  etapas.

  1. Protocolo do pedido de informação no SIC. Acompanhar o prazo de tramitação do  pedido de informação do cidadão.
  2. Resposta ao solicitante. Monitorar o processo de resposta, observando se é satisfatória, parcialmente satisfatória ou insatisfatória..
  3. Protocolo de recurso. Conferir a elaboração do parecer dirigido à autoridade superior, com a análise da resposta.
  4. Relatório trimestral. Apresentar relatório trimestral com as informações e as perguntas mais frequentes, praticando a transparência ativa, que não necessita de uma demanda para ser encaminhada.
  5. Pesquisas de satisfação. Realizar regularmente pesquisa de satisfação com os todos os integrantes do processo de atendimento, equipe interna, instituição e cidadão.  Tornando possível criar fluxos que possibilitem a operacionalização da LAI efetivamente.


A
OMD Soluções para Ouvidorias promove  cursos de capacitação e certificação que auxiliam os ouvidores a atender todos os requisitos da LAI, garantindo um atendimento de qualidade aos cidadãos atendidos pelas instituições públicas. Confira os casos de sucesso!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025
7-KPIs-que-toda-Ouvidoria-precisa-monitorar
Melhores práticas

7 KPIs que toda Ouvidoria precisa monitorar 

quinta-feira, outubro 30, 2025
IA e Ouvidoria equilíbrio entre tecnologia e empatia
Inteligência Artificial

Como a Inteligência Artificial está transformando a Ouvidoria

terça-feira, outubro 28, 2025

Receba nossa Newsletter

fundo com logo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Logo com fundo
Logo

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.