Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Gestão de ouvidoria

A Ouvidoria na Mediação de Conflitos

Início | Gestão de ouvidoria | A Ouvidoria na Mediação de Conflitos

21/08/2018

Mario Nelson

ouvidoria na mediação de conflitos

A célebre frase de Alexander Graham Bell (1847-1922) coloca na mesa das reflexões uma constatação muito atual para nós ouvidores: “Uma reunião sem discussão é uma reunião perdida.”. O professor Silvio Luzardo, que é autor de Meu Cliente, Meu Amigo. A Excelência do Atendimento, 2010, Ed Autor, “pegou” carona na definição de Bell e acrescentou: “Uma reunião sem decisão não leva a lugar nenhum.”

Ora, a atividade básica e primordial do Ouvidor é resolver pendências. Ater-se às demandas faz parte da sua rotina diária. E ocorrerá situações por  vezes que deverá reger conflitos porque podem ocorrer questões em que tanto a parte reclamante quanto a instituição declaram efetivamente que têm “razão”. Convém se precaver para que a discussão não vire polêmica.

 

Como age a ouvidoria na mediação de conflitos

O professor Luís Gonzaga Mattos Monteiro, que é um dos orientadores dos Cursos de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovidos em Florianópolis-SC pela Associação Brasileira de Ouvidores – Seção Santa Catarina e OMD Soluções para Ouvidorias ensina que, diante de um conflito é necessário estabelecer um princípio de Negociação e ter como foco a resolução do problema.

Entende Mattos Monteiro que o Ouvidor deve seguir um plano em que a razão deva prevalecer sempre, criando objetivos comuns para as partes envolvidas, fomentando a cooperação e, num segundo momento, vislumbrar ou propor concessões recíprocas através da mediação, do entendimento e do diálogo.

A ação do Ouvidor pode, no entanto, ser precedida de consultas individualizadas no sentido de realizar um levantamento das questões “mais ardidas”. É melhor estar devidamente amparado pelas posições antagônicas previamente do que ser surpreendido pelo acaloramento de pontos pelos quais não estava ciente. A polêmica e o descontrole, a perda de comando, são consequências danosas ao entendimento.

Ao remeter o leitor para a colocação do “slide” anexo, consideramos relevante entender que o papel do Ouvidor está centrado na capacidade de estabelecer o equilíbrio no diálogo, ponderando para que as questões sejam tratadas com urbanidade e sensatez. Isso requer, portanto, habilidades de comunicação interpessoal, onde a postura, clareza das palavras, o tom de voz agradável, gestos equilibrados e a oportunidade das intervenções darão um toque especial e permitirá que a mediação flua com naturalidade.

 

Confira os cursos para ouvidores que podem ajudar seu dia a dia

A OMD Soluções para ouvidoria oferece cursos de modalidade presencial e online para ouvidores de todo o Brasil. Confira a agenda!

cursos para ouvidores

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025
7-KPIs-que-toda-Ouvidoria-precisa-monitorar
Melhores práticas

7 KPIs que toda Ouvidoria precisa monitorar 

quinta-feira, outubro 30, 2025
IA e Ouvidoria equilíbrio entre tecnologia e empatia
Inteligência Artificial

Como a Inteligência Artificial está transformando a Ouvidoria

terça-feira, outubro 28, 2025

Receba nossa Newsletter

fundo com logo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Logo com fundo
Logo

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.