Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Melhores práticas

As Melhores Práticas em Ouvidoria

Início | Melhores práticas | As Melhores Práticas em Ouvidoria

01/11/2018

Mario Nelson

Melhores Práticas em Ouvidoria

Agora, em Dezembro, a Associação Brasileira de Ouvidores – Seção Santa Catarina e a OMD Soluções para Ouvidorias encerram o ano, em Florianópolis (de 10 a 12 Dez, no Intercity Hotel), proporcionando mais uma oportunidade para ouvidores atualizarem seus conhecimentos e, aos novos ouvidores, a condição de se capacitarem para o exercício das funções em que diversos requisitos são desenvolvidos para dotar estes profissionais das habilidades e dos conhecimentos inerentes às atividades de uma Ouvidoria plena, atenta e capaz de  buscar soluções aos problemas apresentado pelo cliente-cidadão.

Uma das oficinas se desenvolve no dia 11 à tarde, com o consultor Mário Nelson Alves Jr e aborda as Melhores Práticas em Ouvidoria. Sim, porque uma Ouvidoria tem uma  missão fundamental que é articular internamente a inovação de processos, produtos e serviços com base nas demandas apresentadas pelo usuário (cliente, cidadão, consumidor).

Nesse contexto das Melhores Práticas, os participantes conhecerão como se desenvolve o processo de implantação de uma Ouvidoria, como montar um fluxograma de atividades, quais as responsabilidades que o Ouvidor detém e como se insere no ambiente da Organização onde atua (área pública e/ou privada), além da importância em sensibilizar os gestores e colaboradores para esta atividade. Importante também será conhecer os “marcos regulatórios”, mecanismos que definem linhas de conduta da legislação nos diversos segmentos onde a Ouvidoria já está regulamentada, a exemplo da Administração Pública, Setor Elétrico, Mercado de Valores Mobiliários, Instituições Financeiras, Seguradoras, Previdência Privada e Capitalização, Planos Privados de Saúde, entre outros.

E por fim, inadiável, é se apropriar das noções de como utilizar uma Ouvidoria como Ferramenta de Gestão. Isso implica em identificar áreas da Organização que estejam merecendo mais atenção dos gestores, por meio da análise e tratamento das manifestações apresentadas à Ouvidoria.

 

Confira a agenda dos próximos cursos para ouvidores

Cursos presenciais para ouvidores

Cursos online para ouvidores

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025
7-KPIs-que-toda-Ouvidoria-precisa-monitorar
Melhores práticas

7 KPIs que toda Ouvidoria precisa monitorar 

quinta-feira, outubro 30, 2025
IA e Ouvidoria equilíbrio entre tecnologia e empatia
Inteligência Artificial

Como a Inteligência Artificial está transformando a Ouvidoria

terça-feira, outubro 28, 2025

Receba nossa Newsletter

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.