Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Melhores práticas

Código de Ética do Ouvidor

Início | Melhores práticas | Código de Ética do Ouvidor

07/07/2016

Ítalo

Código de Ética do Ouvidor

Código de ética do ouvidor

O Código de Ética do Ouvidor foi instituído em 1997 pela ABO – Associação Brasileira de Ouvidores e deve estar inserido no operacional das equipes de ouvidoria das organizações, garantindo excelência no atendimento e satisfação do cliente interno e externo. O código contempla 23 pontos de atenção resumidos abaixo:

  1. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Constituição Federal e das Constituições Estaduais” deve ser respeitada.
  2. Os canais de comunicação fornecidos pela ouvidoria devem facilitar a consulta de informações.
  3. A ouvidoria precisa agir com transparência e respeito.
  4. O atendimento deve ser ágil.
  5. Praticar o respeito e preservar a identidade do usuário.
  6. Preservar a livre expressão e a diversidade de opiniões.
  7. O ouvidor precisa atuar com autonomia em suas atividades.
  8. Realizar o antedimento com paciência e livre de preconceito.
  9. Preservar o sigilo das informações.
  10. Tornar o acesso à Ouvidoria simples e imparcial.
  11. Responder com agilidade e objetividade.
  12. O atendimento deve ser cortês.
  13. Buscar a melhoria contínua, utilizando de forma eficaz os recursos disponíveis.
  14. Ser fiel no exercício de seus deveres e responsabilidades.
  15. Reparar erros cometidos da organização e do cidadão no atendimento.
  16. Atentar-se para procedimentos equivocados, estimulando a sua resolução e melhoria contínua.
  17. Ser justo e atuar na defesa dos interesses do usuário.
  18. Não utilizar a função de ouvidor para promover ações políticas ou obter vantagens pessoais.
  19. Cumprir o “Código de Ética”, sob pena de sofrer advertência, suspensão ou expulsão, conforme a gravidade da conduta praticada.
  20. A Diretoria Executiva da ABO, pode impor sanções, com direito à recurso ao Conselho Deliberativo, dentro do prazo de 15 dias após a imposição da penalidade aos membros do quadro associativo.
  21. As Seções Estaduais poderão ter o seu “Código de Ética e Conduta” que são submetidos ao Conselho Deliberativo da ABO.
  22. As ações realizadas pelas Seções Estaduais da ABO podem ser submetidos ao Conselho Deliberativo da ABO, no prazo de 15 dias.
  23. A Resolução da Diretoria Executiva definirá os procedimentos para avaliar e aplicar as sanções.

 

A OMD Soluções para Ouvidorias respeita e compreende a importância do Código de Ética do Ouvidor realizando treinamentos e consultorias alinhados com as prerrogativas estabelecidas no Código de Ética da ABO.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025
7-KPIs-que-toda-Ouvidoria-precisa-monitorar
Melhores práticas

7 KPIs que toda Ouvidoria precisa monitorar 

quinta-feira, outubro 30, 2025
IA e Ouvidoria equilíbrio entre tecnologia e empatia
Inteligência Artificial

Como a Inteligência Artificial está transformando a Ouvidoria

terça-feira, outubro 28, 2025

Receba nossa Newsletter

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.