Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Gestão de ouvidoria

Como as Ouvidorias auxiliam na redução de demandas no Procon

Início | Gestão de ouvidoria | Como as Ouvidorias auxiliam na redução de demandas no Procon

11/10/2016

Ítalo

O Procon, um dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), é acionado quando o cidadão encontra problemas com instituições na obtenção de serviços e produtos. Dessa forma, ignorar o poder que uma reclamação pode ter neste órgão público é perigoso para o sucesso e continuidade do negócio.

Dentre as principais reclamações realizadas no Procon, estão:

  • Não entrega ou atraso da entrega do produto
  • Produtos com defeito
  • Problemas para cancelar a compra
  • Descumprimento de contrato
  • Erros no pedido
  • Orçamentos inválidos
  • Cobrança abusiva

E assim a Ouvidoria entra como suporte às organizações que sofrem ou querem evitar ações vindas do Procon, porque quando o cliente encontra auxílio na Ouvidoria, ele não necessita de outras formas de resolução.

O setor bancário é um grande exemplo disso. No ano de 2007 o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou a constituição obrigatória de Ouvidorias nas instituições financeiras relacionadas ao Banco Central do Brasil, e o setor sentiu uma redução considerável de reclamações no Procon já no primeiro semestre de implantação. Progressivamente, as Ouvidorias dos bancos brasileiros passaram a tratar das questões ligadas ao relacionamento com o consumidor e suas demandas. Além disso, ganharam relevância nas estruturas de governança ao se tornarem efetivos agentes de interlocução institucional, assumindo a gestão do relacionamento com órgãos como o Procon.

É comum que, conforme o crescimento de uma empresa, ela opte por atuar em outras regiões, oferecer maior variedade de produtos e serviços, trabalhar com operações financeiras maiores e em diversos meios de comunicação. Esses fatores são positivos para o negócio, mas conforme atendem um número maior de consumidores, as reclamações aumentam, estimulando melhorias nos processos internos.

Entretanto, muitas organizações possuem Ouvidoria e recebem inúmeras reclamações no Procon da mesma forma. Portanto, é necessário ter um time de ouvidores capacitados para lidar com o crescimento do negócio no mercado, evitando que um cliente insatisfeito apresente suas demandas a órgãos externos à organização, tais como o Procon, Agências Reguladoras, Ministério Público, Poder Judiciário, redes sociais, entre outros, com consequências muito mais danosas à sua imagem e reputação.

A OMD Soluções para Ouvidorias está preparada para auxiliar na implantação, capacitação e atualização de conhecimentos nas Ouvidorias das organizações e oferece o Sistema de Gestão para Ouvidorias, a ferramenta mais completa do mercado para gerenciamento das demandas de uma Ouvidoria. Agende agora mesmo uma demonstração!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025
7-KPIs-que-toda-Ouvidoria-precisa-monitorar
Melhores práticas

7 KPIs que toda Ouvidoria precisa monitorar 

quinta-feira, outubro 30, 2025
IA e Ouvidoria equilíbrio entre tecnologia e empatia
Inteligência Artificial

Como a Inteligência Artificial está transformando a Ouvidoria

terça-feira, outubro 28, 2025

Receba nossa Newsletter

fundo com logo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Logo com fundo
Logo

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.