Ir para o conteúdo
fundo com logo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
fundo com logo
Solicitar Demonstração
Implantação de ouvidoria

Como implantar a LAI nas Ouvidorias

Início | Implantação de ouvidoria | Como implantar a LAI nas Ouvidorias

10/10/2016

Ítalo

A implantação da Lei de Acesso à Informação (LAI) exige qualificação pelas partes envolvidas, garantindo o direito do cidadão a um atendimento de qualidade que proporcione o efetivo acesso às informações. Quando a Ouvidoria está envolvida no processo de implantação da LAI, dois aspectos são essenciais e devem ser avaliados constantemente para o alcance do objetivo: fluxo de informação e arquitetura organizacional.

 

Fluxo de informação

Compreende o mapeamento dos processos praticados na organização, para respeitar as exigências da LAI em relação ao fluxo do pedido de informação, elogios, reclamações ou denúncias.

 

Arquitetura organizacional

Está associada à posição hierárquica ocupada por autoridades no processo de implementação da LAI, que podem ser divididas, entre:

  • Autoridade responsável pelo cumprimento da Lei, com relatórios periódicos e sugestões de procedimentos.
  • Gestor responsável pela ouvidoria.
  • Gestor responsável pelo SIC.

 

3 perguntas poderosas

A resposta que a ouvidoria fornece para as três perguntas poderosas, determina quanto a prática diária se aproxima da prática ideal sinalizada pela LAI.

1.Estamos acertando?

A primeira pergunta está relacionada a eficiência no atendimento dos prazos, cumprimento de ações, sistemas de monitoramento, respostas adequadas e de qualidade.

 

2.Estamos fornecendo mais informações do que antes da existência da Lei de Acesso?

A ouvidoria pode praticar corretamente os critérios mencionados na primeira questão e mesmo assim não fornecer mais informações em comparação ao período anterior à LAI. Esta pergunta, exige um esforço constante da instituição na busca por transparência informacional.

 

3.O cidadão está satisfeito?

O cidadão se sentirá satisfeito quando sentir que a informação fornecida exerce um resultado positivo no seu dia a dia. A pesquisa de satisfação e o diálogo constante com o cliente, permite acompanhar e medir a efetividade dessa questão.

 

É importante lembrar que a implantação da LAI depende de uma equipe capacitada, com conhecimento sobre as exigências da Lei e de sua relação com a Ouvidoria, possibilitando a aplicação correta e completa do acesso e disponibilização da informação pública à sociedade. A OMD Soluções para Ouvidorias capacita e orienta equipes de ouvidoria para ações práticas no dia a dia que respeitam a LAI. Confira os métodos utilizados no site!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Conteúdos Relacionados

quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: quando terceirizar vale mais do que estruturar internamente

terça-feira, novembro 4, 2025
7-KPIs-que-toda-Ouvidoria-precisa-monitorar
Melhores práticas

7 KPIs que toda Ouvidoria precisa monitorar 

quinta-feira, outubro 30, 2025
IA e Ouvidoria equilíbrio entre tecnologia e empatia
Inteligência Artificial

Como a Inteligência Artificial está transformando a Ouvidoria

terça-feira, outubro 28, 2025

Receba nossa Newsletter

fundo com logo
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

Logo com fundo
Logo

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

fundo com logo
Por  GDPR Cookie Compliance
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.