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Canal de denúncia

Contribuições do Canal de Denúncias para o Fortalecimento da Integridade e Aprimoramento da Comunicação nas Organizações

30/07/2024

OMD Soluções

Contribuições do Canal de Denúncias

Olá! Bem-vindos.

Seja na esfera pública ou privada, o Canal de Denúncias desempenha um papel crucial na prevenção e detecção de irregularidades, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e ético.

Para dar contorno a este tema fundamental, convidamos Rose Meire Cyrillo, consultora e palestrante, com experiência nas áreas de Ouvidoria, Integridade, LGPD, ESG e Prevenção aos Assédios. Acompanhe!

 

[box type=”info”] Este conteúdo foi produzido com fins informativos e apresenta uma fala espontânea de uma especialista no tema. A profissional não possui vínculo com a OMD Soluções, havendo apenas uma parceria em prol do fortalecimento das Ouvidorias e Canais de Denúncias no Brasil.[/box]

 

Objetivos dos Canais de Denúncias

De um modo geral, a implementação do canal de denúncias atende a dois grandes objetivos:

  1. Permitir que tanto o público interno quanto o externo comunique irregularidades e condutas desviantes
  2. Funcionar como uma ferramenta de inibição, dissuadindo e prevenindo que situações semelhantes voltem a ocorrer.

Um canal de denúncias eficiente, eficaz e efetivo é um pilar fundamental para o programa de integridade ou compliance de qualquer organização. Esse canal atua diretamente na prevenção, detecção e monitoramento de eventos que possam impactar negativamente os ativos corporativos, sejam eles tangíveis ou intangíveis.

Contribuições do Canal de Denúncias

Gestão de Riscos de Conformidade Legal

Na perspectiva da gestão de riscos de conformidade, o canal de denúncias foi concebido inicialmente para atender exigências regulatórias relacionadas à detecção de desvios, fraudes e atos de corrupção.

Tempos depois, o canal de denúncias passou a ser também uma instância de reporte de conflitos interpessoais, situações de assédio e violências nas relações de trabalho – e essa tendência foi consolidada mais recentemente através das leis:

  • Lei 14.457/2022 – Programa Emprega + Mulheres
  • Lei 14.540/2023 – Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual
  • Lei 14.611/2023 – Igualdade Salarial

As Leis 14.457/2022 e 14.540/2023 exigem canais acessíveis para denunciar assédio sexual e outras formas de violência no trabalho.

Já a Lei 14.611/2023 determina a criação de canais de denúncias para relatos de discriminação salarial entre colaboradores de diferentes gêneros que exerçam as mesmas funções.

 

Atenção ao implementar o Canal de Denúncia

Para que um canal de denúncias seja realmente eficaz, é preciso que ele tenha regras e fluxos claros, seja gerido por pessoas capacitadas e utilize indicadores de desempenho confiáveis.

ESG

Indo neste caminho, é importante destacar que na atual busca pelo alinhamento das práticas organizacionais, a agenda ESG ter um canal de denúncias estrutura reverbera nos pilares social e de governança, estimulando a consolidação de uma cultura organizacional dialógica, transparente e íntegra.

 

Posicionando sua organização de forma estratégica

As organizações modernas que entenderam o valor estratégico de ouvir seus públicos reposicionaram suas ouvidorias e canais de denúncias. Elas reconhecem esses mecanismos como ferramentas para transformação permanente, permitindo projetar-se no futuro. 

SWOTDessa forma, conseguem reduzir pontos fracos, consolidar pontos fortes, neutralizar ameaças e identificar oportunidades.

Dispor de um canal de denúncias vai além de criar um espaço de fala para as pessoas; é fazer com que elas confiem que os valores da organização se refletem nas condutas de seus integrantes e na sustentabilidade de suas relações e atividades.

Esse canal proporciona segurança para reportar irregularidades, sabendo que serão analisadas, apuradas e, se comprovadas, receberão a devida resposta corretiva. É fazer com que as pessoas se sintam coautoras no processo de gestão de riscos e resolução de conflitos organizacionais, tornando-se agentes de integridade que zelam e protegem o ativo reputacional da organização 24 horas por dia, todos os dias da semana. Isso demonstra que acreditam na organização e desejam seu contínuo aprimoramento.

 

Agradecimento e contato

Agradeço por chegar até aqui. Concluo este texto com reflexões direcionadas às lideranças, gestores e colaboradores, com o objetivo de contribuir para a construção de organizações mais íntegras e sustentáveis. Desejo que estas reflexões ajudem a fazer a diferença e expandir a influência no mundo corporativo, que é cada vez mais globalizado, competitivo e multifacetado.

Deixo a seguir minhas redes sociais e email para contato e também para compartilhamento e trocas de materiais sobre este tema tão atual e desafiador:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/rose-meire-cyrillo-m-sc-983b1a137/
Instagram: https://www.instagram.com/rose_cyrillo_consultoria/ 

Um forte abraço e até mais!

Texto: Rose Meire Cyrillo
https://www.linkedin.com/in/rose-meire-cyrillo-m-sc-983b1a137/ 

 


 

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