Ir para o conteúdo
  • Sistema
  • BPO
  • Cursos
    • Cursos Online
    • Treinamentos Corporativos
  • Blog
  • E-books
  • Sobre
    • A OMD
    • Cases de Sucesso
  • Contato
Solicitar Demonstração
Gestão de ouvidoria, Notícias

Qual é o papel do ouvidor? Conheça a profissão

22/03/2016

Ítalo

Ouvidor, Dia do Ouvidor, Ouvidoria
Adenilson Nunes /Secom/GOVBA/Flickr/CC

No dia 16 de março é comemorado o Dia do Ouvidor. Qual é o papel do ouvidor? O que é uma ouvidoria? Para discutir a importância da ouvidoria na Administração Pública, será lançada a Rede Ouvir, para ouvidores de todo país.

Em entrevista ao Revista Brasília, o ouvidor geral do Governo do Distrito Federal, José dos Reis de Oliveira, define a ouvidoria como um espaço público, que se caracteriza por ser um sistema de atendimento, que não se limita apenas à recepção de manifestações: ” as ouvidorias devem participar do processo de gestão, uma vez que ela auxilia na identificação de pontos a serem aprimorados pela administração pública nas suas relações com a sociedade. Cabe à ouvidoria implantar ações e mecanismos que incentivem o exercício da cidadania e possibilitem ao administrador público, a capacidade de análise e alteração de procedimentos, como se fosse a voz ativa da sociedade”, diz.

O ouvidor ressalta que é por meio da ouvidoria que o cidadão pode registrar suas opiniões, elogios, reclamações, enfim suas demandas sugerindo melhorias em relação às atividades no âmbito do poder executivo do Distrito Federal (DF).

Em 2012, foi reconhecido oficialmente o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da lei 12.632. José dos Reis de Oliveira conta que esse reconhecimento legal contribui muito, fortalece o papel do ouvidor: “cujo objetivo é dar voz ao cidadão”, comenta.

No DF, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 162, ligação gratuita, pelo site ou presencialmente.

Saiba mais sobre a importância da ouvidoria que é um canal de comunicação do cidadão com a gestão pública, nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.

Fonte: EBC

Conteúdos Relacionados

Antes e depois benefícios de um software de Ouvidoria e o que muda na sua gestão
Gestão de ouvidoria

Antes e depois: benefícios de um software de Ouvidoria e o que muda na sua gestão

quinta-feira, junho 26, 2025
BPO de Ouvidoria

BPO de Ouvidoria: terceirização para uma gestão estratégica do atendimento

sexta-feira, junho 20, 2025
Automação no atendimento de Ouvidoria como reduzir tempo de resposta e melhorar a experiência
Gestão de ouvidoria

Automação no atendimento de Ouvidoria: como reduzir tempo de resposta e melhorar a experiência

terça-feira, junho 10, 2025

Receba nossa Newsletter

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Sistema

  • Funcionalidades
  • Demonstração
  • Cases de Sucesso

Cursos

  • Cursos Online
  • Treinamentos Corporativos

Conteúdos

  • Blog
  • Materiais Educativos

Sobre

  • Sobre a OMD
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Código de Ética

Copyright © 2025 OMD Soluções. Todos os direitos reservados.

A OMD utiliza cookies essenciais, de desempenho e de publicidade. Para mais detalhes consulte nossa Política de Privacidade. Caso prefira, você poderá desabilitar ou bloquear o uso de cookies.Ok, de acordo!Política de Privacidade