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Gestão de ouvidoria, Notícias

Qual é o papel do ouvidor? Conheça a profissão

Início | Gestão de ouvidoria | Qual é o papel do ouvidor? Conheça a profissão

22/03/2016

Ítalo

Ouvidor, Dia do Ouvidor, Ouvidoria
Adenilson Nunes /Secom/GOVBA/Flickr/CC

No dia 16 de março é comemorado o Dia do Ouvidor. Qual é o papel do ouvidor? O que é uma ouvidoria? Para discutir a importância da ouvidoria na Administração Pública, será lançada a Rede Ouvir, para ouvidores de todo país.

Em entrevista ao Revista Brasília, o ouvidor geral do Governo do Distrito Federal, José dos Reis de Oliveira, define a ouvidoria como um espaço público, que se caracteriza por ser um sistema de atendimento, que não se limita apenas à recepção de manifestações: ” as ouvidorias devem participar do processo de gestão, uma vez que ela auxilia na identificação de pontos a serem aprimorados pela administração pública nas suas relações com a sociedade. Cabe à ouvidoria implantar ações e mecanismos que incentivem o exercício da cidadania e possibilitem ao administrador público, a capacidade de análise e alteração de procedimentos, como se fosse a voz ativa da sociedade”, diz.

O ouvidor ressalta que é por meio da ouvidoria que o cidadão pode registrar suas opiniões, elogios, reclamações, enfim suas demandas sugerindo melhorias em relação às atividades no âmbito do poder executivo do Distrito Federal (DF).

Em 2012, foi reconhecido oficialmente o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da lei 12.632. José dos Reis de Oliveira conta que esse reconhecimento legal contribui muito, fortalece o papel do ouvidor: “cujo objetivo é dar voz ao cidadão”, comenta.

No DF, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 162, ligação gratuita, pelo site ou presencialmente.

Saiba mais sobre a importância da ouvidoria que é um canal de comunicação do cidadão com a gestão pública, nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.

Fonte: EBC

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